Páginas


Bem-vindos ao meu mundo.

Esta página foi criado com o propósito de compartilhar conhecimentos e
abrir caminho para os que necessitam de aconselhamento espiritual.
Oferecemos Cursos, Palestras e Serviços.


terça-feira, 25 de maio de 2010

A saga do Sacrifício.

   O ser humano sempre sentiu necessidade de realizar algum sacrifício para acalmar ou agradar as forças divinas.
    Por definição sacrifício é: [do lat. sacrificiu] S.m. 1. ato ou efeito de sacrificar(-se). 2. Oferta solene à divindade de produtos da terra ou animais. 3. oferta pessoal ou coletiva à divindade, simbolizada na destruição de um bem ou na imolação de uma vítima. 4. a morte de Cristo. 5. a missa. 6. privação de coisa apreciada. 7. renúncia em favor de outrem. 8. abnegação, renúncia, desprendimento.
   A força vital encontrada no sangue era associado a fertilidade. Aonde alguns acreditam que através do sacrifício ritual de algum animal há liberação dessa força vital para utilização mágica.
   Em outras sociedades, os sacrifícios são utilizados como "bodes expiatórios" quando os tabus são infringidos por membros dessas comunidades. Nesse caso, o sacrifício tem a função purgativa dos males.
   Em sociedades aonde as posses de animais são indispensáveis para a existência da comunidade, o sacrifício de tal animal cria uma atmosfera de fé absoluta na divindade. Esses atos causam mudanças nas pessoas envolvidas. Imagine um pequeno povoado na África, possuindo uma única cabra, passando por um período de seca. Qual o maior bem a ser oferecido? Mas após ser oferecido o animal é consumido pela própria comunidade, bastando o sangue derramado e as consequências da falta do mesmo para a vila.
   Vamos mudar de cultura, vir para o ocidente. Aonde o mesmo ritual é feito por uma pessoa que nunca viu o animal, mandou comprar em uma fazenda vizinha, pagou um sacerdote para ofertar, e descartou a carcaça para os pássaros, já que não consome a carne do mesmo. Esse é o melhor sacrifício para essa cultura? O que realmente significa sua energia aplicada? Sua sobrevivência? Sua capacidade de aprendizagem? Há apenas duas coisas que realmente afetam o ocidental da mesma forma que o sacrifício da cabra na África: tempo e dinheiro.   
   A força do meio material ofertado é inegável, mas o maior sacrifício no ocidente é o sacrifício do ego. Feche os olhos, o que você faria se não precisasse dar satisfação ao mundo ou trabalhar por dinheiro? O que te faz feliz? Aquela felicidade que vinha quando você era pequeno, simples, deliciosa, sem críticas.
   As mudanças da vida só acontecem quando estamos prontos para mudar velhos hábitos. O que você está pronto a deixar de lado? Qual o hábito que está freando sua vida? Qual a sua responsabilidade nisso tudo?  
Todos os grandes pensadores incentivam o sacrifício do ego:  
Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício. (Mahatma Gandhi)
"O mundo só admira o sacrifício com espectáculo, porque ignora o valor do sacrifício escondido e silencioso." ( Josemaria Escrivá)
A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau. (Mark Twain).
Não sejas frouxo, mole. – Já é tempo de repelires essa estranha compaixão que sentes por ti mesmo.  (Josemaria Escrivá)
O importante é termos a capacidade de sacrificar aquilo que somos para ser aquilo que podemos ser. (Charles Dubois)